Escola de Guarulhos é recordista estadual em olimpíada de astronomia

- PUBLICIDADE -

Se fossem expostas em um quadro, faltaria espaço para todas as 108 medalhas conquistadas pelos alunos da E.E. Glauber Rocha, no Jardim Almeida Prado, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A unidade de Guarulhos foi a recordista da rede estadual paulista na competição aberta a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o País. Na última edição, outros 1,1 mil estudantes matriculados em unidades da Secretaria da Educação chegaram ao topo das provas.

A participação na Olimpíada não é nenhuma novidade para meninas e meninos do 1º ao 5º ano da Glauber Rocha. Para isso, a equipe de professores organiza ao longo do ano uma série de exposições e trabalhos sobre os movimentos de rotação da Terra, pontos cardeais, fases da lua, Sistema Solar até as explorações em sondas espaciais.

Outra ferramenta adota pela escola é a leitura. Com ajuda de livros e de instrumentos como luneta e mini telescópio, os estudantes são incentivados a imaginar o espaço sideral e os limites. O trabalho tem resultado. Em 2016, das 108 medalhas acumuladas pela escola foram 33 de ouro, 35 de prata e 40 de bronze.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a olimpíada reúne escolas públicas e particulares com o objetivo de testar o conhecimento em astronomia e astronáutica dos alunos e incentivar o estudo da ciência. As provas são realizadas nas próprias unidades e são divididas de acordo com o ciclo de ensino. Além das medalhas, todas as escolas, professores e alunos participantes recebem certificados.

- PUBLICIDADE -