Obra do artista Gilmar Pinna é inaugurada na Justiça Federal

- PUBLICIDADE -

Uma estátua do escultor Gilmar Pinna em homenagem à Semana Nacional da Conciliação foi inaugurada ontem na Justiça Federal de Guarulhos, na avenida Salgado Filho (região Jardim Santa Mena). Estavam presentes diversas autoridades, como o prefeito Sebastião Almeida (PT); a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região, desembargadora Cecília Marcondes; a coordenadora do Programa de Conciliação da 3ª Região, Marisa Santos, familiares e amigos do artista nascido em Ilha Bela, litoral norte de São Paulo.

Autor de obras expostas em países como Itália, Suíça e Portugal, Pinna afirmou que levou apenas um mês para confeccionar a escultura com chapas de aço inox que levou o nome “A Justiça da Conciliação”.
A estátua, de 350 quilos, lembra a clássica representação da deusa da Justiça com a espada e a balança nas mãos. No entanto, segundo Pinna, ela foi produzida de forma diferente, inspirada da frase do desembargador federal, Newton de Lucca. “A Justiça, quando promove a conciliação, deita sua espada no chão e entrega a balança às partes para que elas mesmas decidam o que entendem ser mais justo para elas”.

“Para produzir a obra, tirei a venda e baixei a espada”, ressaltou o artista. Durante um discurso emocionado, Pinna ressaltou que doou a estátua ao município. “Para mim é uma honra atrelar a minha arte à Justiça Federal. É uma maneira de agradecer Guarulhos que me acolheu tão bem. Essa é uma das melhores cidades de mundo”, complementou.

A desembargadora Cecília Marcondes também aprovou a escultura. “A arte representa a vida do povo do Brasil. Essa obra mostra a solução das tentativas de conciliação que fazemos diariamente”, observou Cecília.

O prefeito Sebastião Almeida fez um breve discurso. “Ele [Pinna] conseguiu dar vida a uma obra de arte. Ela fala por si só. O mundo está muito conturbado e esse monumento foi feito pedaço por pedaço, assim como são feitas as reconciliações”, disse o prefeito.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -