#DestinoDaSemana: as cachoeiras e serras de Joanópolis

- PUBLICIDADE -

A Estância Turística de Joanópolis, próxima da Serra da Mantiqueira (o que já é certeza de belas paisagens), é muito conhecida pelos visitantes por suas cachoeiras, trilhas, vegetação, montanhas, gastronomia e artesanato. É o lugar ideal para passar fins de semana e férias.

A Cachoeira dos Pretos é a mais frequentada e de mais fácil acesso, podendo ser avistada desde as suas proximidades, pela grande queda de água (154 metros de altura). O turista é bem recebido e é possível acessar facilmente a pé a principal queda d’água. Para chegar ao topo, há um serviço de jipes.

A cachoeira fica a uns 20 minutos do centro, por automóvel, em estrada asfaltada. Uma placa na cachoeira indica que ali nasce o Rio Piracicaba. No caminho, há um restaurante que serve boa comida “caipira” caseira. Quem quiser se hospedar pode alugar um chalé no local. A infraestrutura turística é excelente, com pedalinhos, boia-cross, quiosques para venda de artesanato, lanchonetes, restaurante e banheiros. O barulho da água correndo é muito relaxante.

Há também a Cachoeira Escondida, um pouco mais retirada e encoberta pela mata ciliar. Mas nada complicado, basta continuar pela Estrada dos Pretos, a mesma da Cachoeira dos Pretos, que é de terra, para chegar ao local. A queda d’água é bastante atraente e o local indicado para um bom banho de cachoeira. Há uma grande quantidade de borboletas coloridas para o encanto dos visitantes. A cachoeira fica no interior de uma fazenda e o turista é bem recepcionado pelo dono.

Do Pico do Lopo, a caminho de Bragança Paulista, é possível avistar a Represa Jaguari-Jacareí, que faz parte do Sistema Cantareira, com o seu extenso espelho d’água. A vista é maravilhosa e é possível ver toda a cidade de Joanópolis e também a cidade de Extrema, no vizinho Estado de Minas Gerais.

Aproveite para visitar a cordilheira de montanhas chamada “Gigante Adormecido”. Nas proximidades de Bragança Paulista, Joanópolis, a “Jóia da Mantiqueira”, fica a cerca de 170 km de São Paulo. O principal acesso é pela Rodovia Fernão Dias.

Uma curiosidade: Joanópolis é conhecida como A Capital do Lobisomem. Há muitas referências na cidade sobre o tema. O certo é que Joanópolis é uma cidade pequena e muito agradável, com belos locais turísticos para visitar, casarios antigos, folclore e artesanato. Também é muito festeira. Além das comemorações de fim de ano e carnaval, a principal festa é a de São João Batista, no dia 24 de junho, com as danças de quadrilha típicas da época, shows, missas e procissões.

- PUBLICIDADE -