Vacinação contra a febre amarela deverá ter ampliação em Guarulhos na próxima segunda

- PUBLICIDADE -

A vacinação contra a febre amarela deverá ter ampliação para novos bairros de Guarulhos na próxima segunda-feira (27), de acordo com informações da Secretaria da Saúde, que não revelou quais os locais que devem receber as doses da vacina. A ação ocorre após o fechamento do Parque Ecológico, que é próximo das rodovias que dão acesso ao município.

Atualmente, as doses estão distribuídas em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi. As doses não devem ser tomadas por mulheres grávidas ou crianças e adultos que já tomaram a dose, não precisam mais se imunizar.

O governo do Estado liberou as doses para a cidade durante o final do mês passado, quando o atendimento começou apenas nas UBSs do Cabuçu, Cambará e Recreio São Jorge. Em relação ao Parque Cantareira Núcleo-Cabuçu, que foi fechado no mês passado pelo governo do Estado, ele deverá ser reaberto no mês de janeiro do ano que vem.

Em Guarulhos, os outros parques seguem abertos, porém, como uma das medidas preventivas, a Secretaria do Meio Ambiente colocou telas antimosquitos nos recintos dos macacos no Zoológico Municipal.
O último caso de febre amarela registrado no Brasil foi em 1942, e uma das recomendações da Secretaria da Saúde, é que os munícipes fiquem afastados das matas, já que os casos registrados antigamente ocorreram em áreas rurais.
Entre os sintomas da febre amarela estão febre alta, calafrios, cansaço, dor muscular e vômitos, mas a parte mais grave da doença começa com insuficiência renal, manifestações hemorrágicas, além de pele e olhos amarelados.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -