Covid-19: Idosos, profissionais da saúde e indígenas são os primeiros à serem vacinados contra o coronavírus

Da Redação
[email protected]

O Ministério da Saúde divulgou um plano preliminar de como serão realizadas as etapas de vacinação contra a covid-19. A pasta prevê quatro fases de imunização que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da covid-19 entre os brasileiros, bem como comorbidades e dados populacionais, e dependerá das vacinas disponibilizadas.

A etapa inicial deve começar com idosos a partir de 75 anos ou pessoas maiores de 60 anos desde que vivam em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas), profissionais da saúde e indígenas. Em um segundo momento, serão vacinadas as pessoas entre 60 e 74 anos.

A próxima etapa irá priorizar as pessoas com comorbidades, como portadores de doenças renais e cardiovasculares, que podem causar o agravamento da doença. A última etapa abrange professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

“O planejamento de população vacinada e fases é preliminar e pode sofrer alterações a depender de novos acordos de aquisição de vacinas com outras farmacêuticas, após regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informou o Ministério da Saúde.