Guarulhos Hoje

Prefeitura paga os salários de funcionários da Saúde e afasta o temor de paralisação

A Prefeitura efetuou o pagamento na tarde desta sexta-feira (13), dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João, das Policlínicas Maria Dirce e Paraíso, e do Hospital Municipal Pimentas- Bonsucesso, segundo informou o Sindicato dos Empregados da Saúde de Guarulhos e Região (SINDHOSP).
Caso não ocorresse o pagamento, os funcionários ameaçaram uma paralisação, pois o atraso não acontece pela primeira vez, visto que o problema começou durante a gestão passada, quando o pagamento do 13° salário foi atrasado em nove dias.

O pagamento dos funcionários era para ocorrer no dia seis, mas a Prefeitura respondeu que a previsão seria no dia 11, o que não ocorreu, e após a reunião do sindicato nesta sexta-feira com o secretário de saúde Roberto Lago, os repasses para a Fundação do ABC (FUABC), que administra a UPA e as Policlínicas, foi efetuado e confirmado pela fundação.

Já no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, foi efetuado o repasse de 2,9 milhões para Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina (SPDM), administradora do hospital. O pagamento corresponde apenas metade do salário de cada funcionário, além de colocar em dia o atraso com relação a cesta básica, vale transporte e férias.
Segundo o sindicato, ainda existe uma negociação relacionada ao prazo para o pagamento da outra metade dos funcionários do Hospital Pimentas-Bonsucesso, e quanto ao descaso relacionado a falta de materiais no local, a Prefeitura informou o sindicato que irá realizar uma auditoria durante os próximos dias.

Reportagem: Ulisses Carvalho