Guarulhos Hoje

Em operação na Vila Galvão, alunos da PM colocam em prática conhecimento adquirido em sala de aula

Alunos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco tiveram nesta sexta-feira (07) uma verdadeira prova de fogo. Cerca de 150 militares colocaram em prática todo o conhecimento adquirido na sala de aula em ruas do bairro da Vila Galvão. A operação teve início ás 15h30 e término ás 22h.

Antes deste teste preparatório, os novos militares necessitam de 5500 horas para se tornarem comandantes da Polícia Militar. Esta graduação é adquirida em três anos. Além da teoria, estes passam por um processo de avaliação realizado na prática. Nesta, foram realizadas abordagens a veículos automotores e transeuntes.

Entretanto, os alunos fizeram estudos da área que está sob o comando do 15º batalhão da 2ª Cia. da Polícia Militar por um período de vinte dias. Durante este tempo, eles fizeram o mapeamento criminalístico da região e traçaram o planejamento da operação juntamente com o setor de inteligência da PM.

“A proposta é de levar a segurança tão desejada e almejada, para aquela comunidade. Eles também trabalham com a questão do planejamento e pensar o evento. Eles fazem a mensuração criminal da área e pra cada tipo de crime ele desenvolve um tipo de ação”, explicou o Capitão da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Paulo Coltre.

Estrategicamente caracterizados de forma diferente do habitual, os policiais militares tinham como propósito chamar a atenção dos populares da presença deles naquele local. A operação contou com a orientação e participação dos tenentes formadores.

“Queremos trazer para a sociedade uma segurança visível e palpável. Essa certeza da segurança está externada em todos os cantos. Eles vêm com a missão de abordar e verificar se aquela pessoa deve ou não deve”, concluiu Coltre.

Reportagem: Antônio Boaventura

antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ivanildo Porto