Guarulhos Hoje

Guarulhos figura na 4ª posição do estado de SP no ranking de crescimento do PIB

Guarulhos figura na 4ª posição econômica do estado com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 51,3 milhões. A constatação faz parte da análise do PIB dos municípios paulistas, divulgada ontem pela Fundação Seade, no período de 2002 a 2014, último ano com dados consolidados. A cidade ficou atrás dos municípios de São Paulo, Osasco e Campinas.
Segundo o levantamento, em 2002, Guarulhos figurava na quinta colocação com um PIB de R$ 12,5 milhões, com 2,4% de participação e 47,1% na participação acumulada. Já em 2014 a participação subiu para 2,6% e a acumulada foi de 45,4%.

Em termos gerais, registra-se pequeno decréscimo na concentração do PIB estadual, pois os 20 municípios com maior participação em 2002 detinham 66,2% do PIB, enquanto em 2014 ficaram com 64,0%.
A publicação aponta que o setor industrial é encabeçado pelo segmento automotivo, devido às grandes montadoras de veículos instaladas em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul e os fabricantes de autopeças do ABC, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco e de outras cidades da região.

Já a indústria farmacêutica é forte em Guarulhos, São Paulo, Itapevi, Barueri, Taboão da Serra, Embu das Artes e Cotia. A maioria dos estabelecimentos varejistas da região está instalada na capital; no entanto, tem se multiplicado a quantidade de supermercados e lojas nos municípios do ABC, Guarulhos e outras localidades, assim como shoppings.

De acordo com o estudo, as seis regiões metropolitanas do Estado, em conjunto, reduziram sua participação no Valor Adicionado de 79,3% para 78,0%, no período analisado. Segundo setores de atividade, a contribuição dessas regiões diminuiu na indústria (de 77,9% para 72,2%) e nos serviços (de 81,4% para 80,1%) e aumentou na agropecuária estadual (de 23,1% para 26,5%).

Metodologia – A metodologia utilizada para o cálculo do PIB – desenvolvida conjuntamente pelo IBGE e órgãos estaduais de estatística, entre os quais a Fundação Seade – consiste basicamente no rateio, entre os municípios, do Valor Adicionado das principais atividades econômicas contidas no PIB do Estado (inclusive impostos), por meio de indicadores pertinentes a cada uma delas, calculados com base em resultados de pesquisas econômicas e registros administrativos.