Guarulhos Hoje

Em encontro da FNP, Guti defende maior sinergia de aeroporto com a cidade

O prefeito Guti defendeu nesta sexta-feira (20) uma maior sinergia e interação dos aeroportos com os municípios durante o 1° Encontro de Dirigentes Municipais e o 1º Encontro de Cidades Aeroportuárias, realizados em Guarulhos, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Prefeitos de importantes cidades do Estado de São Paulo participaram dos eventos no Adamastor Centro.

“Precisamos preservar o crescimento ordenado das cidades. Existe uma proposta do município para que de fato o aeroporto não seja só um empecilho. O terminal em Guarulhos é uma península isolada da cidade assim como o Vaticano”, disse Guti que é vice-presidente da FNP.
A reunião teve como temas centrais a revisão do pacto federativo que, segundo os prefeitos, a União precisa rever a relação com os municípios e melhorar a condição dos repasses para investimentos, além da criação da contribuição de turismo. “Nós geramos o meio ambiente e a relação de empregos e o maior repasse dos impostos fica com os governos. É nas cidades que se fazem as políticas públicas”, explicou.

A discussão com os demais representantes das cidades que possuem ou estão nas proximidades daquelas que contam com aeroportos será o norteador de um futuro encontro da FNP a ser realizado na cidade de Recife (PE).
O encontro resultou em um documento, assinado por todas as autoridades, reivindicando a criação de uma contribuição para o fomento e a sustentabilidade do turismo nas cidades aeroportuárias. Essa proposta será encaminhada ao Governo Federal e à Frente Parlamentar Mista.

“Precisamos repensar porque hoje os problemas estão dentro do município, mas quem decide parte do futuro das cidades está em Brasília”, disse o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros.

Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Ivanildo Porto