Guarulhos Hoje

Pessoas físicas podem doar ao Fundo da Criança e do Adolescente até dia 28

Os munícipes de Guarulhos que declaram o formulário completo do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido ao Fumcad –. Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor deve ser pago até a próxima quinta-feira, dia 28, e será deduzido do valor do imposto a pagar, ou acrescido ao valor do imposto a restituir em 2018. Desta forma, o dinheiro fica na própria cidade e é investido em projetos sociais que são aprovados e acompanhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Nesta quinta-feira, dia 21, o CMDCA, gestores da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) e apoiadores do Fumcad se reuniram para traçar ações para incrementar o Fundo. De acordo com a secretária-adjunta da SDAS, Claudia Papotto, é importante o envolvimento da sociedade no apoio ao Fundo da Criança e do Adolescente. “A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social promove a garantia de Direitos, como o das Crianças e Adolescentes. É importante apoiarmos esta causa e estimularmos as pessoas a fazerem destinações do Imposto de Renda para que mais projetos sociais sejam atendidos,” afirmou a gestora.

Para o presidente do Fumcad, Everaldo Barboza dos Santos, a reunião serviu para avaliação de acertos e de estratégias futuras. “As ações prosseguirão com organização e profissionalismo, envolvendo poder público e sociedade civil, para que os próximos passos sejam dados com estratégia mais apurada, no intuito de obter resultados mais eficazes, tornando realidade o aumento da arrecadação de recursos financiadores de projetos e ações. Isto ajudará o município a consolidar infância e juventude dentro da prioridade prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

A reunião contou com a participação da gestora do Departamento de Gestão Social da Prefeitura, Kesya de Souza Nascimento; do contabilista e apoiador técnico do Fumcad, Pedro Fabri; da gestora do Fumcad no município, Maria de Fátima Guerra; do técnico da Receita Federal, Marcos Gregório Borges; do radialista José Augusto Pinheiro e de membros da sociedade civil.

 

O que é o Fumcad

O Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Fumcad) é uma das diretrizes da política de atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e foi regulamentado no município em 1992, através do Decreto 17.565. Ele é uma

maneira eficaz e segura de pessoas e empresas ajudarem no combate à exclusão social que gera violência e compromete a cidadania.

O Fumcad é formado por doações de empresas e contribuintes que podem destinar parte do Imposto de Renda a ser recolhido aos projetos sociais aprovados pelo CMDCA e voltados às crianças e aos adolescentes do município. Mais informações podem ser obtidas no site: fumcad.guarulhos.sp.gov.br.

 

Serviço:

Fumcad – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Telefone: 2087-7415

Site: fumcad.guarulhos.sp.gov.br

 

(Assessoria de Imprensa Guarulhos)
Foto: Sidnei Barros/PMG