Guarulhos Hoje

Solicitação do passe escolar do transporte intermunicipal agora é totalmente digital nas cinco regiões metropolitanas

Neste ano letivo de 2018, os estudantes que desejam solicitar os benefícios do Passe Livre ou Passe Escolar (meia tarifa), utilizados nas linhas de ônibus metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP, devem realizar a requisição exclusivamente de maneira digital – até então, apenas a revalidação do serviço era feita desta maneira. O interessado deve anexar os documentos exigidos digitalizados no momento em que preencher o formulário online do site http://www.emtu.sp.gov.br/.

Neste ano, até 15/01, cerca de 29 mil alunos e professores (meia tarifa) já fizeram seu registro no site da empresa nas cinco Regiões Metropolitanas: São Paulo (22.163), Baixada Santista (2.475), Campinas (1.252), Vale do Paraíba/Litoral Norte (2.083) e Sorocaba (1.090). Mas para o estudante preencher o formulário, a instituição de ensino já deve ter cadastrado os dados do aluno no Portal da EMTU/SP, tanto para requisição quanto para revalidação.

Para requisitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação que comprove as informações. Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.431,00), o cadastramento é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 21,35. Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para o Passe Escolar com o pagamento do mesmo valor.

Tem direito ao Passe Livre ou ao Passe Escolar meia tarifa nas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP somente o estudante que residir em um município e estudar em outro.
O professor, nestas condições de residir em um município e lecionar em outro, tem direito ao Passe Escolar meia tarifa.

O formulário para solicitação e inclusão da documentação pelo site está disponível desde 08/01 e segue até o dia 31/10/2018. Estudantes e professores terão direito à cota mensal de 48 viagens para o passe livre e de 50 viagens a partir de fevereiro, lembrando que em julho e dezembro, devido às férias escolares, é oferecida meia cota para o passe livre e 30 viagens/linha para meia tarifa.
Todas as informações sobre a concessão do benefício estão disponíveis no link www.emtu.sp.gov.br/passe.

Foto: Ivanildo Porto