Guarulhos Hoje

Clínico geral preso por fraude em esquema da “farra do ponto” atende normalmente no PA Bonsucesso

Apesar de flagrado em diversas ocasiões pela Controladoria Geral do Município (CGM) burlando o sistema que registra a carga horária diária de sua prestação de serviço na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Luiza, localizada na região do bairro dos Pimentas, o médico canadense Pierre Simon continua exercendo sua atividade normalmente, mas desta vez no Pronto Atendimento Bonsucesso.

De acordo com a prefeitura, o profissional continua prestando seus serviços ao município em função do processo administrativo aberto pela Corregedoria Geral do Município ainda estar em andamento, além de ressaltar que os procedimentos a serem adotados estão sob análise da secretaria de Justiça. No entanto, a administração pública não revelou qualquer data como prazo para a conclusão deste trabalho.

Enquanto não há qualquer solução para este caso, Pierre continua exercendo sua atividade na rede municipal de saúde. Da UBS Dona Luiza ele foi transferido para o PA Bonsucesso. O médico canadense Pierre Simon, que integra os quadros de funcionários da Prefeitura de Guarulhos desde 2008 e foi preso em flagrante no dia 11 de abril sob acusação de registrar suas digitais para controle do horário de expediente sem cumprir a carga horária.

Ele recebeu voz de prisão no local de trabalho [UBS Dona Luiza] quando chegava para bater o ponto de saída. Ele foi enquadrado no artigo 299 do Código Penal Brasileiro por cometer crime de falsidade ideológica e levado ao 5º Distrito Policial para ser autuado em flagrante. O mesmo ficou preso no 1º Distrito Policial até a realização da audiência de custódia, que aconteceu no dia seguinte.

A defesa do médico, naquela ocasião, realizada pelos advogados Leandro Gomes e Wellington Carrapeiro, afirma que as saídas dele no horário de expediente se davam em função da pouca infraestrutura que a região, onde está localizada a unidade de saúde, oferece. “Ele saía para fazer suas refeições. Quem conhece a cidade sabe que temos poucos lugares que funcionam 24 horas. Por isso ele saía, mas voltava”, garantiu Gomes.

Antônio Boaventura

antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br