Guarulhos Hoje

400 famílias da CIS Cumbica saem de áreas irregulares para moradias populares

Um total de 400 famílias de áreas irregulares da Cidade Industrial Satélite (CIS) Cumbica assinou nesta quinta-feira, dia 27, no Adamastor Centro, os contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) para os conjuntos habitacionais Centenário (300 famílias) e Triunfo (100 famílias), do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A expectativa é que a entrega das chaves ocorra até o fim do próximo mês.

A Secretaria de Habitação realizou em Cumbica todo acompanhamento das famílias, com reuniões e orientações sobre o programa, através do Departamento de Ação Comunitária. Somadas às 520 famílias que já passaram a morar nos conjuntos São Judas III e IV, a ação da Prefeitura beneficia 920 famílias do bairro.

Aguardando a vez para assinar o contrato para o Conjunto Centenário, a vendedora ambulante Erivanete Barbosa de Oliveira, 41 anos, separada e mãe de três filhos gostou muito do empreendimento. “Já estive lá e fiz a vistoria. Amei! Estou feliz demais. A vida vai mudar muito, porque lá é maior”, afirmou a vendedora ambulante.

Já o casal Elisângela Silva de Alcântara, 26 anos, e Michael Junior Teixeira, 31 anos, vive no CIS Cumbica desde 2008 e acompanhado da filha de cinco anos, Alice, foi assinar o contrato do Conjunto Habitacional Triunfo. “Agora é casa nova, vida nova, tudo novo. Graças a Deus”, declarou a auxiliar administrativa.

O marido, que está desempregado e faz bicos, contou que a mudança vai ser benéfica para a criança. “Vai ser muito melhor morar no Triunfo porque vivemos com muito pó quando está seco, e quando chove, há lama. Passa muito caminhão e joga o pó pra dentro de casa. A gente limpa, mas logo depois está sujo novamente. As crianças brincam na rua e é perigoso porque não tem calçada e elas passam por cima do esgoto”, contou Michael.

Imagens: Marcio Lino/PMG