Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Pais, alunos e os próprios funcionários da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Veloso, localizada na rua Ester, no bairro do Haroldo Veloso, não sabem mais o que fazer diante de tantos casos de furto na escola em menos de dois meses. As invasões ocorreram no mês passado e a última foi na madrugada de domingo (17), quando diversos computadores foram furtados.
O HOJE apurou que somente no mês de janeiro teriam ocorrido oito roubos na escola, e com esse último do final de semana, seria o nono, porém, em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), destacou que desde o inicio do ano há apenas quatro boletins de ocorrência registrados no 7° Distrito Policial.
Após o roubo do domingo, na segunda-feira (18), não houve aula para os alunos. “Quando começou as aulas a escola inteira estava destruída, levaram gás, merenda, computador, fiação e ventilação”, destacou a dona de casa Maria Aparecida do Prado, 63, alegando que atualmente tem uma neta que estuda na escola.
São quase 500 alunos que estudam no Haroldo Veloso, entre os períodos da manhã e tarde, distribuídos em Ensino Fundamental e Médio. Outros itens que os bandidos também teriam levado seriam dois bebedouros (os alunos atualmente estão tomando água das próprias torneiras), e até micro-ondas.
“Apenas começaram as aulas e a escola já foi arrombada diversas vezes. Já ficou sem luz e levaram até o telefone”, afirmou em entrevista telefônica a dona de casa Rosemeire Rufino de Oliveira Faria, 31, que deixou claro que essa escola é a mais próxima para os moradores da comunidade do Malvinas.
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte lamentou os atos de vandalismo. “A Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte lamenta que a escola, prédio público onde a prioridade é a educação de crianças e jovens da comunidade, tenha sido vítima de furto e vandalismo. A unidade registrou Boletim de Ocorrência. Os reparos e substituição de equipamentos já foram providenciados. As aulas foram suspensas ontem (18) para organização da unidade e foram retomadas hoje. O conteúdo pedagógico será reposto”.
Já a SSP, destacou que em relação ao último caso de furto, um indivíduo foi preso em flagrante pelo crime de furto qualificado. “Outras três ocorrências foram registradas desde o início do ano e estão em investigação em inquérito policial, com a equipe tomando todas as providências para a identificação e prisão dos responsáveis. A PM trabalha em conjunto com a Polícia Civil, realizando patrulhamento constante na região por meio da Força Tática, Rocam, Ronda Escolar, Rádio Patrulhamento e Policiamento Comunitário”, afirmou a secretaria.
Foto: Ivanildo Porto
