Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Durante o período da manhã e parte da tarde de quarta-feira (20), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), realizou a fiscalização dos radares entre as avenidas Tiradentes com a José Antônio Zeraibe, Tiradentes com a avenida Bom Clima e Monteiro Lobato com a rua Claudino Barbosa.
Segundo o IPEM, não houve o monitoramento dos radares das avenidas Brigadeiro Faria Lima, n° 1.364 e avenida Santos Dumont com a avenida Santana da Boa Vista, por questões de tempo. Todos os radares fiscalizados na quarta-feira foram pré-aprovados pelo IPEM. “É considerado pré-aprovado porque tem que enviar para o IPEM as imagens para comparação, verificadas por um fiscal, para a emissão do certificado de validade de um ano”, destacou a assessoria do instituto em contato telefônico com o HOJE.
Nesta quinta-feira (21), a fiscalização dos radares está prevista para começar às 10h, e todas serão realizadas na avenida Paulo Faccini com a rua Silvio Barbosa, além da travessa com a Tiradentes e também próximo a rua Siqueira Campos, segundo informou o IPEM. Na sexta-feira (22), os outros pontos que devem ter aferição será a avenida Jamil João Zarif, n° 3.265 e na avenida Papa João Paulo I com a avenida Rio Real, a partir das 10h.
A aferição sempre é realizada uma vez por ano. Além de dois agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), para ajudar no tráfego no momento da fiscalização, a ação também contou com dois agentes do IPEM, que utilizaram um veículo para realizar os testes no radar e cinco assistentes técnicos do consórcio Movi-Gru, empresta terceirizada que presta de serviços para a prefeitura na parte de manutenção dos radares.
“Está tudo correto, a tolerância é de 5 km, está dentro do padrão. Durante a ação contamos com um tacômetro dentro do próprio veículo do IPEM, que é um medidor de velocidade, e quando passamos pelo ponto de captura do radar o acionamos para ser realizada a aferição”, destacou em entrevista o especialista em metrologia e qualidade do IPEM, Pedro Salmi.
Sobre o número de radares na cidade, o IPEM destacou que a informação é somente com a prefeitura. Em nota, a administração municipal informou que devido ao horário em que foi enviado o questionamento, a STMU terá os dados somente nesta quinta-feira (21).
Foto: Ivanildo Porto
