Guarulhos Hoje

“Não tive a intenção de ameaçar ninguém”, diz aluno do Conselheiro Crispiniano sobre fotos com arma de brinquedo

Reportagem: Ulisses Carvalho

ulissescarvalho@grupomgcom.com.br

O estudante de 16 anos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, localizada na rua Arminda de Lima, n° 57, na região central, afirmou em entrevista telefônica ao HOJE que ao compartilhar as fotos com uma arma de brinquedo com amigos através do aplicativo de mensagens WhatsApp, não teve a intenção de causar a grande confusão que teria assustado pais e alunos.

“Não tive a intenção de ameaçar ninguém”, afirmou destacando que a foto foi publicada no aplicativo de mensagens na segunda-feira (25), e que durante o final da tarde de terça-feira (26), às 17h, a direção da escola telefonou na casa do aluno solicitando que comparecesse a escola junto com o pai.

De acordo com o boletim de ocorrência lavrado no 1° Distrito Policial, como apologia ao crime, policiais militares foram acionados pela diretora da escola sobre as fotos do adolescente com a falsa arma. Além das fotos, o adolescente também teria publicado que o material para ir a escola estaria pronto.

O jovem teria afirmado aos policiais que as duas armas eram de brinquedo, uma pistola que pertencia ao menor, e uma espingarda de airsoft, que era de um amigo do adolescente. Os policiais militares compareceram as residências dos dois jovens e realizaram a apreensão das duas armas de brinquedo, ambas de plástico, na cor negra.

O adolescente foi conduzido para a delegacia na noite de terça-feira (26), onde acabou sendo apreendido,  e liberado somente às 13h de quarta-feira (27). A Polícia Civil solicitou perícia para as duas armas.

Diretoria de Ensino deve convocar reunião para definir quais providências devem ser tomadas

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul, esclareceu que o estudante não chegou a levar a arma de brinquedo para a escola, e que os responsáveis pelo aluno compareceram a unidade. “A direção irá convocar uma reunião do Conselho de Escola para analisar a situação e definir as providências que serão adotadas. O Conselho Tutelar também foi acionado e acompanha o caso”, informou a diretoria.  

A reportagem compareceu a escola na tarde desta sexta-feira (29), às 15h, porém, a direção preferiu não se manifestar sobre o assunto. Pela página oficial da escola nas redes sociais, o Conselheiro Crispiniano afirmou que não há motivos para preocupação e que não procedem as postagens disseminadas nas mídias sociais.

Já a Secretaria para Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), informou que foi registrada a ocorrência de ato infracional por ameaça e apologia ao crime por conta das fotos divulgadas na internet. “Duas armas airsoft usadas nas postagens foram apreendidas. Ele foi encaminhado à Vara de Infância e Juventude”, destacou a secretaria.

Escola deverá realizar trabalho de acolhimento com aluno apreendido

O adolescente confirmou que teve uma reunião nesta sexta-feira na unidade, e que a direção da escola irá realizar um trabalho de acolhimento ao aluno, que em nenhum momento foi expulso, porém, afirmou que não está frequentando as aulas desde quarta-feira (27). Apesar da confusão e susto causado pela publicação, o jovem revelou  que tem sonho de ser policial federal.

Sobre se teve alguma ameaça por parte de alguns pais de alunos, o adolescente informou que recebeu uma mensagem. “A mãe de um aluno enviou mensagem no Facebook mandando eu apodrecer na Febem”, informou.

Foto: Ivanildo Porto