Guarulhos Hoje

Cartórios de Guarulhos funcionam em regime de plantão neste sábado para realização da biometria

Reportagem: Ulisses Carvalho

ulissescarvalho@grupomgcom.com.br

Para 77 mil eleitores guarulhenses que ainda não realizaram a biometria, os cartórios da cidade atendem em regime de plantão neste sábado (13), das 8h às 13h, porém, o atendimento será feito mediante ao agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral-TRE ( www.tre-sp.jus.br).

“O eleitorado atual da cidade de Guarulhos é de 836.630 eleitores, destes 835.860 possuem cadastro biométrico. A partir do mês de maio, será realizado um plantão no primeiro sábado do mês, nos cartórios dos municípios que estão em revisão biométrica obrigatória”, informou em nota o TRE.

Para que o eleitor seja atendido quando chegar ao cartório, é necessário que ele leve um documento oficial de identificação (RG ou carteira de trabalho), comprovante de residência, através de contas de água, luz, telefone ou bancárias, tendo que contar nome e endereço e que o documento seja recente, com menos de três meses de emissão, além do título eleitoral, caso a pessoa tenha.

Segundo o TRE, o cadastramento biométrico iniciou em São Paulo no ano de 2010, na cidade de Nuporanga, e somente em 2015, foi estendido em todo o Estado, e no ano passado, 100 cidades paulistas tiveram a identificação totalmente biométrica dos eleitores no momento do voto.

Além de ser o maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo conta atualmente com 33. 237.521 milhões de eleitores, sendo que 15.923. 050 milhões ou 47,91% já realizaram a biometria, de acordo com dados do TRE. “A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que a identificação de todo cidadão brasileiro seja feita por biometria nas Eleições Gerais de 2022”.

Sair da versão mobile