Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Para o próximo ano, a prefeitura pretende ampliar o número de entidades habilitadas para atendimento de crianças nas creches municipais. Até março deste ano, o déficit de vagas para era de aproximadamente 8 mil. Atualmente, a administração pública atende cerca de 27 mil crianças entre estruturas próprias e conveniadas.
“Temos necessidade de aumento no atendimento de 1500 crianças e nesse ano vamos atender 4500. A demanda é contínua. Temos uma projeção para o ano que vem e promover de forma rápida e eficiente é ampliar o convênio com as conveniadas. Estamos tentando resolver alguns gargalos como de documentação e estamos trabalhando com ajuste de procedimento”, disse o secretário de Educação, Paulo César Silva, durante audiência pública na Câmara.
Ele também afirmou que deve entregar até o final deste ano, nove das dez creches que atualmente estão em obras na cidade. Atualmente, de acordo com dados fornecidos pela administração municipal, há 56 escolas da rede e 74 instituições parceiras que atendem as crianças em idade de creche.
Silva ressaltou que em virtude das dificuldades financeiras que atravessa o país, a pasta trabalha com receita reduzida e suas prioridades. Ele destacou que existe a necessidade de ampliar os investimentos para que o município possa atingir as metas estabelecidas do Programa Municipal de Educação (PME). O orçamento previsto para o próximo ano é de pouco mais de R$ 1,1 bilhão.
“Nós temos uma preocupação imensa. A nossa necessidade de investimento é grande para que possamos atingir as metas do PME. Isso reflete na administração e consequentemente na educação. Dada a quantidade de projetos, trabalhamos com o orçamento enxuto e fazemos a escolha o que é mais prioritário. Estamos antecipando os fatos e trabalhando com o que tem”, observou.
