Guarulhos Hoje

Prefeitura entrega obra de Tarsila do Amaral para exibição na Pinacoteca do Estado

Após firmar parceria para exibição da obra “Retrato do Padre Bento”, de Tarsila do Amaral, com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Guarulhos encaminhou na tarde desta segunda-feira (14) a obra, que estará disponível para visitação do público no final de novembro na Pinacoteca por um prazo inicial de três anos.

A obra foi retirada do Paço Municipal pela equipe técnica da Pinacoteca, com toda a segurança, em ação que foi acompanhada pelo prefeito Guti e pelos secretários municipais Vitor Souza (Cultura), e Airton Trevisan (Justiça). 

“Retrato do Padre Bento” vai passar ainda por um processo de restauração e, em seguida, se juntar a outras obras da modernista que compõem o acervo da Pinacoteca.

Termo

O termo de comodato foi assinado pelo prefeito Guti e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá leitão, no último dia 3. Com isso, o quadro estará neste período sob a responsabilidade da Pinacoteca do Estado.

O “Retrato do Padre Bento” se encontrava cuidadosamente protegido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na Secretaria de Segurança Pública. Óleo sobre tela, com dimensões de 880 cm x 105 cm, o “Retrato do Padre Bento” foi uma homenagem de Tarsila do Amaral ao sacerdote, produzida em 1931, pelos serviços prestados aos portadores de hanseníase. O quadro foi doado ao sanatório que funcionava na cidade de Guarulhos e levava o nome do missionário.

O quadro é posterior ao período da Semana de Arte Moderna. Muito embora não tenha a mesma força artística e pictórica das demais obras da modernista, ele representa uma figura bastante forte no município de Guarulhos, a do Padre Bento.

Sair da versão mobile