Guarulhos Hoje

Exposição fotográfica no Centro de Cultura Carpição revela momentos da Festa de Bonsucesso

Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, coleção de imagens registradas pelo fotógrafo Alexandre de Paulo durante a 262ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, é o nome da exposição que fica em exibição até 24 de novembro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, no Centro de Cultura Popular Carpição. A mostra, cujas fotos integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, é gratuita e tem classificação livre.

Mais de 30 imagens em preto e branco tiradas durante a festa realizada em 2003 estão expostas. Alexandre de Paulo registrou a participação de homens e mulheres em eventos significativos da festa, como a carpição, momento marcado por extrema religiosidade. “Minha preocupação foi mostrar a fé, a devoção e o poder curativo da terra, mantendo assim a memória desta tradição, que se perpetua na cidade há quase 300 anos”, explica Alexandre.

De acordo com o fotógrafo, as imagens também destacam o convento das freiras, localizado na parte de trás da Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Inocoop, e os objetos deixados pelos fiéis na sala dos devotos, que fica no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Todo o acervo desta exposição foi doado pelo fotógrafo à Prefeitura de Guarulhos em 2004.

Alexandre de Paulo

Alexandre de Paulo nasceu em Guarulhos no dia 4 de março de 1971. Graduado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, foi selecionado em 2002 para uma bolsa de estudos para uma oficina de fotojornalismo com o americano Stephen Ferry, na Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em Cartagena de Las Índias, na Colômbia, experiência que, segundo o fotógrafo, foi um divisor de águas em sua carreira.

Em Guarulhos, atuou em diversos veículos de comunicação. Trabalhou no jornal Olho Vivo por 12 anos como fotógrafo, editor de fotografia e subeditor. Foi também editor no Diário de Guarulhos entre 2008 e 2012. De 2014 a 2016, Alexandre de Paulo seguiu como editor dos jornais Metrô News e Folha Metropolitana.

Faz parte da agência de fotojornalismo ADPhoto, dedicando-se à mostra de seus trabalhos nessa área, como a série de reportagens “Haiti, o Passado Presente”, publicada em quatro cadernos especiais, e a exposição Um Olhar Sobre o Haiti.

Atualmente é editor-chefe das revistas GuarulhosWeekend e do portal de notícias Click Guarulhos.

Serviço:

Exposição Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso

Data: até 24 de novembro

Horário: de terça-feira a domingo, das 14h às 19h

Local: Centro de Cultura Popular Carpição. Rua Catarina Maria de Jesus, s/nº, Bonsucesso

Entrada Gratuita