Guarulhos Hoje

Novembro nos Parques tem atividades para todas as idades

Já é Natal na programação das oficinas gratuitas dos parques estaduais de São Paulo. Os tradicionais espaços de lazer também trazem na programação consciência ambiental, ações de esporte e de diversão durante todo o mês de novembro.

Quem não abre mão de fazer atividade física deve ficar atento ao Trilha da Vida, no Parque Guarapiranga. Além da trilha, todas as quintas-feiras deste mês haverá atividade de Natal: árvore de revista, decoração com pinha e Papai Noel de origami. O Natal também está na programação do Parque Villa-Lobos, que no dia 30 realiza oficina de Árvore de Natal com revista e, no dia seguinte, ensina a fazer enfeites de Natal com material reciclável.

Os presentes e lembrancinhas também podem ser feitos pelos parques. Há oficinas nos Parque Jequitibá, no Parque Ecológico da Várzea, no Parque da Juventude, que também realizará oficina de lustre feito com barbante. Entre as opções inusitadas também é possível fazer uma cortina de jornal e enfeites com coador de café ou ainda um brinquedo de garrafa pet.

Apreciadores das artes marciais não pode deixar de conferir a agenda do Pólo Ecocultural Pedra Branca e as crianças são o foco das monitorias especiais dos Parques Gabriel Chucre e Manoel Pitta com oficinas de plantio e de brinquedos, contação de histórias e muita diversão.

Meio ambiente e saúde

Aos sábados, às 14h, ocorre a Roda de Conversa “Resíduos Sólidos e os Impactos no Ambiente” no Parque Jequitibá. E nos dias 16 e 17, o Parque da Água Branca promove o evento “Anfíbios e sua importância como bioindicador em parques urbanos”, das 11 às 12h e das 13h às 15h, no parque todo. Os monitores vão andar com um sapo explicando toda a sua importância para o ecossistema.

Os cuidados com a saúde e o alerta ao diagnóstico precoce do câncer de próstata serão tema da palestra “Novembro Azul”, na próxima terça-feira (12), das 10h às 11h, na sala de reunião do Parque Chácara da Baronesa.

Veja alguns destaques da agenda dos parques. A programação completa está neste link.

Parque Chácara da Baronesa

Avenida José Fernando Medina Braga, 08, Santo André/SP

Parque Villa Lobos

Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

Parque Jequitibá

Rua Sapucaí, 320-776 – Gramado, Cotia – SP

Parque Gabriel Chucre

Avenida Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia, Carapicuíba

Parque da Água Branca

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda – São Paulo – SP

Parque Ecológico Guarapiranga

Estrada do Riviera, 3286 – São Paulo – SP

De terça a domingo – Trilha da Vida, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30, com agendamento prévio.

Todas as quintas de novembro – Atividade de Natal: árvore de revista, decoração com pinha e Papai Noel de origami, das 14h às 16h30, no Centro Cultural.