Guarulhos Hoje

13º salário deve ser integral para quem teve jornada reduzida, segundo governo

O governo divulgou nota técnica informando que o 13º salário deve ser pago integralmente para quem reduziu a jornada de trabalho por conta da pandemia. De acordo com o documento, o benefício de Natal deve ser calculado com base na remuneração integral do mês de dezembro, sem influência de reduções temporárias de horas e salários.

O pagamento integral é válido mesmo que, em dezembro, o empregado esteja recebendo uma remuneração menor devido à redução da jornada de trabalho. No caso de contratos suspensos, o período em que o trabalhador não trabalhou não será considerado para o cálculo do dia 13, a menos que tenha trabalhado mais de 15 dias no mês. Nesse caso, será considerado o mês para o pagamento do benefício.

Resumo

Trabalhador com redução de jornada

Trabalhador que teve o contrato suspenso

Segundo Ricardo Calcini, professor de Direito do Trabalho da Pós-Graduação da FMU e especialista nas relações trabalhistas e sindicais, embora não tenha força de lei, a nota técnica deverá ser seguida pelas empresas, “salvo aquelas que desejam judicializar a questão”. “Ela servirá de norte orientativo para os órgãos de fiscalização das relações do Trabalho”, aponta.