Guarulhos Hoje

Sesc Guarulhos promove bate-papo sobre mudanças climáticas nesta terça-feira (08)

Da Redação
redacao@guarulhoshoje.com.br

No dia 8 de junho o Sesc Guarulhos apresenta o bate-papo ao vivo Engajamento comunitário e enfrentamento às mudanças climáticas. A ação apresenta um panorama das mudanças climáticas pelas quais o planeta passa, causadas em grande parte pela ação humana. Entre essas mudanças está o aumento no nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares, o que a longo prazo pode provocar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas, mudanças nos regimes de chuvas, além da incidência de desastres naturais como maremotos, ondas de calor intensas, nevascas, secas e tornados.

Para discutir o assunto o Sesc Guarulhos convida Alexander Turra, Amanda Costa e Carol Ayres que, sob mediação de Renata Crivoi, abordarão o tema e apresentarão a importância das ações individuais e coletivas para o enfrentamento às mudanças climáticas. Turra é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP, onde coordena o Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha. É responsável pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, sediada no Instituto de Estudos Avançados da USP.

Amanda Costa é ativista pelo movimento negro, justiça climática e desenvolvimento sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da UNODC, Climate Reality Project, Global Shapers Community e United People Global. Empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders (YCL). Recentemente foi considerada uma liderança Forbes Under 30.

Carol Ayres é historiadora e mestre em história social pela PUC-SP. Possui 20 anos de experiência na área de sustentabilidade, cidadania, articulação intersetorial e desenvolvimento territorial. Sócia-fundadora da HUMANA, empresa de consultoria socioambiental que atua com empresas, terceiro setor e poder público pra transformar realidades por meio da sustentabilidade.