Guarulhos Hoje

Roubo de carga tem alta de 45% em janeiro em Guarulhos

Foto: Ivanildo Porto

Os registros de roubos de cargas em Guarulhos cresceram 45% em janeiro deste ano em comparação com igual período de 2021, segundo as estatísticas de criminalidade divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) nesta sexta-feira (25). Os números passaram de 20 casos em janeiro de 2021 para 29 neste ano.

Na comparação do mesmo período, ocorreu crescimento de 38% nos casos de roubos de veículos de passageiros e utilitários, passando de 92 para 127. Quanto aos furtos de veículos, houve diminuição de 12,5% que passou de 236 para 207 casos na cidade. Os índices de roubo do último ano voltaram a crescer em Guarulhos depois de quedas nos casos registrados em 2020 devido a quarentena por conta da pandemia do coronavírus.

Outros dados que também apresentaram alta na cidade foram de prisões por porte ilegal de arma, passando de sete para 313 casos. O número de armas de fogo apreendidas cresceu também, passando de 16 para 762 registros e o número de veículos recuperados pela polícia apresentou alta de 92 para 3.454 ocorrências.

A cidade registrou 10 casos de estupro de vulnerável em janeiro de janeiro no ano passado. Em 2022, foram 15 processos por esse mesmo crime em Guarulhos. Assim, houve um aumento de 50% nos casos registrados na comparação dos anos, de acordo com as estatísticas. O total de estupros passou de 21 para 20 casos neste ano, uma queda de 5% nas ocorrências registradas.

Segundo os dados da SSP de hoje, no mês passado, não houve registros de roubos a bancos e nem vítimas de homicídio doloso (quando uma pessoa mata outra intencionalmente) por acidente de trânsito no município.