Guarulhos Hoje

Micro-ônibus podem deixar de circular em Guarulhos

Foto: Ivanildo Porto

A Prefeitura de Guarulhos contratou a Fundação Vanzolini para auxiliar no acompanhamento das finanças do transporte público. Com o contrato, no valor de R$ 816 mil, a fundação fornecerá um programa de computador que deve facilitar a fiscalização de entrada e saída de recursos do sistema de ônibus. O objetivo é auxiliar nos cálculos dos subsídios, na avaliação da concessão dos transportes e também no desenvolvimento de estudos para a alteração nos serviços de mobilidade.

No entanto, o contrato ainda prevê que nos próximos meses os permissionários que atuam no transporte público de Guarulhos deixarão de operar. Pelo documento, o contrato com os permissionários está chegando ao fim. Isso significa que os micro-ônibus que hoje operam no sistema alimentador não circularão mais pela cidade. São cerca de 20 linhas operando atualmente com micro-ônibus distribuídas em quatro garagens.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação e Similares de Guarulhos (Sind-Lotação), Cícero Mossoró, os contratos já venceram no último dia 30 de março, no entanto os micreiros trabalham de forma emergencial. “Essa medida vai apenas diminuir a quantidade de veículos nas linhas prejudicando exclusivamente os passageiros. Nós queremos uma nova licitação”, disse.

Por outro lado, os contratos com as três empresas de ônibus que operam no município – Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros – que foram assinados em 2010 foram prorrogados até 2030.

Questionada a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana não respondeu até a publicação desta matéria.

Sair da versão mobile