As atividades culturais desenvolvidas pela Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos há muito são destaques no sistema prisional paulista e, por conta disso, estão no foco de investidores sociais estrangeiros. O estabelecimento penal faz parte da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária.
Na segunda semana de dezembro estiveram na unidade prisional representantes dos Estados Unidos e da Holanda. Juntos os visitantes assistiram à apresentação do grupo de samba raiz e chorinho “Sonho da Liberdade”, composto por 10 reclusos.
Durante a visita também foi possível ter um vislumbre da ação Sarau de Poesia, coordenado por Jaime Queiroga. Na apresentação, o reeducando J.K. declarou em verso e prosa sobre as cores que estão presentes na vida de cada um, destacando que todos os reclusos anseiam por viver para verem a cor da liberdade.
Estiveram presentes no encontro os dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que desenvolvem trabalhos de longa data junto aos presos e egressos, a exemplo de Leonardo Moraes Precioso, da ação Recomeçar, e Emerson Ferreira, da entidade Reflexões da Liberdade. Ambos os líderes são egressos do sistema prisional e oferecem recolocação no mercado de trabalho e emissão de documentos para os indivíduos que passaram pelo sistema prisional, respectivamente.
