Na terça e quarta-feira, dias 17 e 18, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão promoveu a palestra do projeto Inclusão sem Barreiras para um total de 40 servidores da Rede Fácil, em duas turmas. A ação, que marcou o Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, visou a orientar sobre práticas inclusivas para a pessoa com deficiência (PCD) que devem ser adotadas cotidianamente como respeito, acolhimento e compreensão, especialmente no atendimento ao munícipe.
“Capacitar os atendentes do Fácil é garantir que o serviço público esteja realmente preparado para acolher todas as pessoas com respeito, acessibilidade e empatia. A inclusão começa no atendimento”, disse a subsecretária Mayara Maia.
Para a responsável pelo Departamento de Atendimento ao Cidadão, gestora da Rede Fácil, Thays da Fonseca, a ação foi solicitada à subsecretaria para a melhoria do serviço prestado. “Agradeço à subsecretaria por este treinamento que acrescenta muita informação essencial e de qualidade à vida dos servidores, o que possibilita o acolhimento e a inclusão durante o atendimento da população”, disse a gestora.
O projeto abordou com os atendentes e servidores da gerência da Rede Fácil assuntos como a importância do atendimento inclusivo, a autodescrição no atendimento aos cegos, termos capacitistas, forma de abordagem às PCDs, orientações sobre situações com crianças autistas, entre outros.
Atendente do Fácil Bom Clima há 20 anos, Shirley Noemeg, aprovou a iniciativa. “Já passei por uma situação em que tive que conduzir uma pessoa cega dentro da unidade. As informações sobre PCD são muito necessárias e quanto mais orientação, melhor para o nosso atendimento”, revelou a servidora de 50 anos de idade.
Dia do Orgulho Autista
Em 2005 um grupo de pessoas com Síndrome de Asperger (condição de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA) nos EUA celebrou o Dia do Orgulho Autista em 18 de junho pela primeira vez. A celebração se internacionalizou e é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre neurodiversidade.
A importância da data foi destacada pela subsecretária. “Falar sobre o orgulho autista é reafirmar que ser autista não é motivo de vergonha, mas parte da identidade de milhares de pessoas. É promover respeito, visibilidade e o direito de existir como se é, com dignidade e autonomia”, explicou Maia.
Serviços da Subsecretaria
A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão disponibiliza diversos serviços às pessoas com deficiência como a Central de Libras com tradutor para surdo, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da carteira Fácil Acessível, o projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) para deficientes visuais.
A pasta que integra a Secretaria de Direitos Humanos e se localiza na rua Alberto Hinoto Bento, 49, no Macedo (próxima à praça das Pedras), também possui projetos de empregabilidade, atividades culturais e de integração e socialização da pessoa com deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2414-3685 ou 2422-7376.
