Recentemente as abelhas foram consideradas os seres vivos mais importantes do planeta pela renomada instituição especializada em vida selvagem Earthwatch Institute. Isso porque as pequenas trabalhadoras são responsáveis por 70% da agricultura mundial, por meio da polinização das flores fundamental para a reprodução das plantas.
Neste sentido, na próxima terça-feira (5), o Centro de Educação Ambiental (CEA) Virginia Ranali, ao lado do Bosque Maia, promove mais uma edição da Trilha das Abelhas. O passeio começa às 9h e passa pelas colmeias de abelhas sem ferrão que o parque abriga como, por exemplo, a jataí, cujo mel é bastante valorizado. Durante a caminhada de cerca de uma hora os participantes vão aprender com mais detalhes sobre a importância da preservação destes insetos que figuram na lista de animais em risco de extinção devido ao desmatamento e ao uso de agrotóxicos.
A segunda atividade da agenda ambiental de agosto é a palestra sobre a importância da arborização, que acontece nos dias 7 e 20, às 9h, também no CEA Virgínia Ranali. Os participantes vão apredender sobre os inúmeros benefícios da presernça das árvores nas cidades, tanto para o meio ambiente como para a saúde e o bem-estar das essoas, uma vez que as árvores melhoram a qualidade do ar, reduzem a poluição sonora, regulam a temperatura, ajudam a diminuir as enchentes e ainda contribuem com a valorização ose imóveis.
Já nos dias 12 e 27, a partir das 9h, o Orquidário Municipal realiza novas edições da oficina SOS Orquídeas. Quem comparecer vai aprender a cultivar essa espécie de planta que encanta a todos, por meio da escolha do solo e do local adequados, a maneira correta de fazer mudas e ainda como como combater doenças e pragas.
No dia 21, com saída às 9h também do CEA Virgínia Ranali, a trilha das práticas sustentáveis vai levar os participantes para conhecer estações do Bosque Maia, como o telhado verde e o sistema de captação de energia solar que abastece o parque, enquanto descobrem como pequenas mudanças de hábitos do nosso dia a dia podem reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente.
Para fechar a programação do mês, no dia 28, a atividade será direcionada a quem quer aprender a plantar árvores, conhecer as espécies ideias para cada local e ainda saber mais sobre o ciclo de vida das plantas e sua importância para a manutenção da biodiversidade e da saúde do planeta.
A participação nas atividades é gratuita. Inscrições e mais informações: podem ser obtidas por email (cea@guarulhos.sp.gov.br) ou ou pelos telefones (11) 2475-9858 ou 2475-9877.
A programação pode sofrer alteração de acordo com as condições climáticas e o número de participantes.
Serviço
Orquidário Municipal
Av. Papa João XXIII, s/nº – Pq. Renato Maia
CEA Virgínia Ranali
Av. Papa João XXIII, 219 – Pq. Renato Maia (antiga Cetesb)
