Cerca de 50 Voluntários participaram de uma ação de plantio realizada pela Prefeitura de Guarulhos e coordenada pela equipe de arborização da Secretaria do Verde, Clima e Sustentabilidade, no sábado (20). A atividade contou com o Tiro de Guerra, a Universidade de Guarulhos, a Sabesp e os escoteiros do Grupo Gaia – Rotary, além dos educadores ambientais da secretaria.
Na oportunidade foram plantadas às margens do Córrego dos Cubas, próximo à entrada do Bosque Maia, na avenida Papa João XXIII, mudas de aroeiras, patas-de-vaca, ipês-brancos, amarelos e roxos, paus-formigas e palmeiras jerivá.
Nessa primeira etapa da recomposição vegetal das margens do córrego, a área recebeu 90 mudas de árvores nativas. O local passou por obras de canalização a céu aberto, onde foi necessária a supressão de algumas árvores.
A arborização de margens de córregos urbanos contribui com a redução de enchentes e alagamentos, visto que uma árvore adulta pode reter até 250 litros de água de chuva por dia, além de contribuir com o combate às mudanças climáticas, através da redução da temperatura ambiente e do sequestro de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, gás prejudicial à camada de ozônio.
Desde o mês de janeiro, a Secretaria do Verde já realizou o plantio de mais de 1,5 mil mudas de árvores nativas e distribuiu cerca de 17 mil mudas.
