Nesta segunda-feira (20) usuárias da Casa da Mulher Clara Maria Vila Galvão participaram de uma roda de conversa sobre saúde feminina e tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de glicemia e de pressão arterial, vacinação e as que desejassem foram encaminhadas para exame de Papanicolau na UBS Vila Galvão. A ação da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres faz parte do Outubro Rosa – o mês de conscientização do câncer de mama e de colo de útero – e prossegue nesta quarta-feira (22), às 9h, na Casa da Mulher Clara Maria Bom Clima.
Para a subsecretária Vanessa de Jesus é uma alegria ver tantas mulheres participando e cuidando da própria saúde. O Outubro Rosa é mais do que um mês de conscientização, é um chamado à prevenção. Quando se fala sobre o autoexame, a mamografia e o cuidado contínuo, está se salvando vidas.
A roda de conversa foi comandada pela médica de família da UBS Tranquilidade, Tatiane Regina Ramos, que abordou diversos assuntos como a importância do autoexame de mama, a prevenção ao câncer de colo de útero com a vacina contra HPV, importância da mamografia, entre outros.
De acordo com a médica, o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, seguido ao de colo de útero. O conhecimento e informações sobre esses assuntos possibilitam a conscientização da prevenção, que resulta em maior número de diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes e maior porcentagem de cura.
Janete Batista Ribeiro de Brito, de 64 anos, participou da roda de conversa e aprovou a iniciativa, porque acredita que com informações é possível se prevenir, fazer o autoexame de mamas e conhecer sobre os sinais e alterações na mama que podem indicar o câncer.
A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres integra a Secretaria de Direitos Humanos.
