Vestidas com roupas de cor rosa, mais de 80 assistidas pela Casa da Mulher Clara Maria Haroldo Veloso participaram na manhã desta sexta-feira (24) da Caminhada Outubro Rosa 2025 no Conjunto Residencial Haroldo Veloso. O objetivo foi chamar a atenção e divulgar a campanha mundial sobre a importância do autocuidado para o diagnóstico precoce do câncer de mama e a realização de exames periódicos para detecção da doença.
A ação foi acompanhada pela subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vanessa de Jesus, que a avaliou como muito significativa por alertar sobre a prevenção do câncer de mama. Além de sensibilizar a população que percebe no bairro o movimento diferente do dia a dia, a atividade encerra o calendário do Outubro Rosa, no qual foram feitos encontros com usuárias dos equipamentos da pasta para conversar sobre o assunto e apoiá-las.
As assistidas se concentraram às 8h em frente ao equipamento e, após um breve alongamento na quadra ao lado, partiram escoltadas por viaturas da GCM em direção ao parque Paulo César C. Carvalho Junior, onde percorreram juntas a trilha do local.
Alegre e cercada por suas vizinhas, a aposentada Edite de Jesus, de 73 anos, participou da caminhada puxando o coro com músicas. Ela pratica ginástica na Casa da Mulher e diz sentir-se muito bem. Revela que algumas mulheres da família já tiveram a doença, mas que não deixa de ir periodicamente ao médico e seus exames médicos estão em dia.
Esta edição do evento, que ocorre anualmente no bairro como parte da agenda do Outubro Rosa, incluiu ações de saúde feminina como palestras, rodas de conversa, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, entre outros.
A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.
