Aproximadamente uma tonelada de cabos e de equipamentos de empresas de telecomunicações irregulares foi retirada de postes localizados na avenida Timóteo Penteado, na região da Vila Galvão, entre os dias 14 e 31 de outubro. O resultado faz parte dos esforços da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a concessionária de energia EDP, por meio do programa Segue o Fio, que tem por objetivo proporcionar mais segurança para a população, bem como promover a diminuição da poluição visual.
Até o momento, 40% da avenida Timóteo Penteado, que possui um total de 5 km de extensão, já foi atendida pelas equipes responsáveis pela retirada dos cabos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados nos próximos 15 dias. Pelo cronograma, após a conclusão na avenida, a operação deverá ser implementada em ruas e avenidas da Vila Galvão.
A fiscalização do serviço está sob responsabilidade da Secretaria de Administrações Regionais (SAR), por meio do Departamento de Iluminação Pública. A pasta, juntamente com a EDP, vem mapeando os pontos críticos da cidade. Não há prazo definido para a finalização do serviço em todo o município.
Antes de entrar com suas equipes, a concessionária de energia notifica as empresas de telecomunicações que possuem cabeamentos para que façam a adequação da fiação. Na ausência de resposta, a remoção dos cabos irregulares é realizada à revelia.
O compartilhamento de postes de energia elétrica por empresas de telecomunicações e internet é regulamentado por uma resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A EDP vem notificando sistematicamente as empresas de telecomunicações com o objetivo de melhorar e regularizar as condições dos cabos de telefonia e de internet compartilhados nos postes.
Além da Prefeitura de Guarulhos e da EDP, o programa Segue o Fio conta com a colaboração das empresas de telecomunicações autorizadas a prestar serviços em Guarulhos.
