A vereadora Janete Rocha Pietá (Rede) foi designada pelo presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, vereador Fausto Miguel Martello (Republicanos), para representar o Legislativo guarulhense na COP30 — 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). O anúncio foi feito por Martello durante a sessão desta quarta-feira (05). “Quero parabenizar a vereadora Janete por sua determinação em participar da COP30. Tenho certeza de que, não só a Câmara Municipal, mas toda Guarulhos, terá uma representante digna, trabalhadora e competente. A senhora merece”, afirmou Martello.
Da tribuna, Janete informou que se preparou ao longo do ano em cursos voltados à pauta climática. “É com muita satisfação e responsabilidade que informo a esta Casa minha participação na COP30”, disse. A parlamentar destacou a necessidade de participação efetiva dos Parlamentos — federal, estaduais e municipais — nas resoluções do encontro. “É no Parlamento que se constroem as leis para a defesa do nosso planeta e do meio ambiente”, afirmou.
Janete integrará a lista de parlamentares que estarão no pavilhão das autoridades nacionais e internacionais, não apenas para discutir encaminhamentos, mas também para buscar recursos que viabilizem a implementação das decisões. A vereadora ressaltou que a COP30 “não é algo abstrato”, lembrando que eventos extremos, como enchentes, exigem projetos de adaptação urbana e financiamento para sua execução. “Ainda é possível reduzir os efeitos das mudanças climáticas e avançar rumo a um mundo em equilíbrio”, concluiu.
A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação, financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, além da preservação de florestas e biodiversidade e da justiça climática.
