A apresentação do grupo Guitar Fusion na noite de sexta-feira (14) reuniu mais de 120 pessoas no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro, e se apresentou como um misto de emoções. De um lado, a alegria de ter finalizado mais um ano do projeto em uma apresentação que reuniu grandes músicos e, do outro, a tristeza pelo falecimento, no último dia 11, de um dos seus integrantes, Flávio Rocha, a quem o show foi inteiramente dedicado.
O repertório, pensado especialmente para as guitarras, levou ao palco composições de grandes nomes como Steve Vai, Joe Satriani, Eric Johnson, John Petrucci, Nico Assunção, Nelson Faria, Paul Jackson e Seymour Simons.
Criado no Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos, o projeto é coordenado pelos professores Pedro Esteves e Armando Leite e reúne alunos das turmas de jazz e de rock instrumental da instituição, assim como ex-alunos que hoje atuam como músicos profissionais. Para Esteves é emocionante ver os alunos subindo ao palco pela primeira vez. Ele destaca que percebe neles a importância que dão por estarem ali, de poder tocar e mostrar o talento deles.
Nesta edição, subiram ao palco os guitarristas Bruno Ricardi, Ícaro Falasca, Lucas Andrade, Victor Gama, Pedro Lucas, Leh Pereira, Diego de Souza, Vinícius Santiago, Moisés Resende Junior e Petterson Lima, que se apresentaram ao lado de Éder Luis na bateria e de Will Oliveira no baixo.
Sobre Flávio, homenageado que perdeu a vida para o câncer, o professor relembrou que, por vezes, o aluno chegou a se apresentar mesmo não se sentindo bem. Disse que ele fazia questão de estar lá porque aquilo era uma satisfação enorme para ele e para todos que conviviam com ele. Sempre que ele tocou foi muito emocionante. Era um cara de muita luz e que transpirava música.
