Camilla Caetano
Como forma de facilitar o deslocamento entre Guarulhos e a capital, a Linha 2-Verde será estendida até a região do Internacional Shopping, onde está prevista a Estação Dutra, às margens da rodovia Presidente Dutra, além de uma segunda estação em solo guarulhense na Ponte Grande.
Com a chegada do metrô, a expectativa é diminuir o fluxo pesado de veículos na via Dutra e nas principais avenidas da cidade, como a Paulo Faccini e a Tiradentes, além de outras vias estruturais que recebem milhares de veículos todos os dias.
Atualmente, a Linha 2-Verde opera exclusivamente dentro do município de São Paulo, e conta com as estações Vila Madalena, Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
A expansão já em andamento amplia o traçado a partir de Vila Prudente em direção à zona leste, até chegar à Penha. Esse novo percurso permitirá mais integrações, além de expandir a cobertura do metrô e permitir que mais gente circule pela rede com fluidez. Na fase seguinte, o projeto seguirá rumo a Guarulhos, levando o metrô pela primeira vez ao município e estabelecendo uma conexão direta importante entre a cidade e a capital paulista.
O fluxo diário entre Guarulhos e São Paulo é um dos mais intensos do país. Um estudo do Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que, em 2010, 146,3 mil pessoas se deslocavam entre as duas cidades todos os dias — 118.020 saindo de Guarulhos em direção à capital e 28.310 fazendo o caminho inverso.
Primeira fase de expansão
A primeira etapa da ampliação da Linha 2-Verde levará o metrô até a Penha. No total, esse trecho contará com oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. As obras já avançaram significativamente, com a escavação concluída até a Estação Vila Formosa.
Esse segmento adicionará 8,3 km à malha metroviária e deve beneficiar aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, além de integrar a Linha 2-Verde à Linha 3-Vermelha e à rede da CPTM, criando novas alternativas de deslocamento para os passageiros.
Os dados oficiais mais recentes indicam que a expansão entre Vila Prudente e Penha deve aumentar a capacidade da linha em cerca de 320 mil passageiros por dia útil. As quatro primeiras estações — Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa — estão previstas para serem entregues em 2027. As outras quatro — Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha — devem ser concluídas até 2028.
A tuneladora Cora Coralina, responsável pela abertura dos túneis, já percorreu aproximadamente 4,5 km de extensão e será remontada na Penha para concluir o último trecho até o Complexo Rapadura.
Expansão até Guarulhos
A segunda fase da expansão da Linha 2-Verde, que ligará a Estação Penha de França a Guarulhos, prevê a implantação de cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. Além das estações, o projeto inclui o Pátio Paulo Freire, um novo centro de manutenção de trens que deve desempenhar papel fundamental na operação do ramal.
Os trabalhos iniciais dessa etapa começaram com a preparação dos canteiros de obras. A expectativa é que a escavação dos túneis comece a partir de 2026. De acordo com os contratos vigentes, a conclusão do trecho entre a Penha e Guarulhos pode ocorrer entre 2031 e 2032, embora esses prazos possam ser ajustados conforme o andamento da obra, das condições do solo e de eventuais readequações técnicas necessárias ao longo do processo.
Expansão da Linha 2-Verde vai ter tuneladora de 2.600 toneladas, a maior da América Latina
A segunda tuneladora que será utilizada para escavar o túnel de, aproximadamente, sete quilômetros entre a Penha e Guarulhos foi oficialmente apresentada ao Metrô pela fabricante chinesa CREG (China Railway Engineering Equipment Group). O equipamento, conhecido como tatuzão, será o maior da América Latina, superando a atual Cora Coralina, que já é uma das maiores máquinas do mundo em operação no transporte sobre trilhos.
O tatuzão possui 133 metros de comprimento, pesa cerca de 2.600 toneladas e tem uma roda de corte com 11,67 metros de diâmetro. A máquina foi projetada para operar no modo Dual Mode — EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto — o que permite trabalhar com segurança e eficiência em diferentes tipos de solo, garantindo avanços médios de até 15 metros por dia em solo e cerca de 10 metros por dia em rocha. A construção de túneis nesse perfil exige maquinário de grande porte devido à profundidade, à densidade urbana da região e à necessidade de preservar a integridade das estruturas próximas.
A apresentação da tuneladora aconteceu na sede da fabricante, em Shanghai, em uma cerimônia que reuniu engenheiros, representantes do Metrô de São Paulo e empresas parceiras envolvidas no projeto.
A previsão é de que a máquina seja embarcada ainda este ano, chegando ao Brasil no primeiro trimestre de 2026. A montagem e o início das escavações estão programados para o primeiro semestre do mesmo ano. Com duas tuneladoras atuando simultaneamente, a expectativa é acelerar o avanço dos túneis e cumprir as metas de extensão previstas para os trabalhos.
