Guarulhos Hoje

Brigas entre taxistas e motoristas irregulares assustam passageiros em Guarulhos

Reprodução

Conflitos frequentes entre taxistas regularizados e motoristas clandestinos, conhecidos como “arrastadores”, têm causado medo e insegurança entre passageiros no Aeroporto de Guarulhos. O problema, segundo relatos, não é recente e se arrasta há pelo menos cinco anos, sem uma solução definitiva.

Na semana passada, mais um episódio de violência voltou a expor a gravidade da situação. Uma briga generalizada no setor de desembarque internacional chamou a atenção de quem passava pelo local. O professor Renato Manzano presenciou a confusão e registrou imagens que circularam nas redes sociais. Segundo ele, o confronto envolveu agressões físicas e xingamentos entre taxistas oficiais e motoristas que oferecem transporte irregular dentro do aeroporto.

Os chamados “arrastadores” atuam abordando passageiros, muitas vezes de forma insistente, e são acusados de intimidar tanto taxistas quanto motoristas de aplicativo. Há denúncias de coação e cobranças abusivas, com vítimas pagando valores até dezenas de vezes superiores ao preço normal de uma corrida.

Marcelo Braga, motorista da cooperativa Guarucoop, que opera no aeroporto de Guarulhos, relatou um caso recente envolvendo uma brasileira que retornava ao país para passar as festas de fim de ano com a família. De acordo com ele, a passageira foi abordada por um homem que ofereceu a corrida por R$ 150. No entanto, já próximo à Rodoviária do Tietê, a motorista exigiu o pagamento de R$ 1.000, sob ameaça de abandonar a passageira em plena Marginal caso o valor não fosse pago.

Em nota, a GRU Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Guarulhos, informou que mantém ações constantes para coibir o transporte clandestino. A empresa destacou que a fiscalização e as punições cabem aos órgãos de segurança estaduais e municipais.

Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que, apenas no ano passado, foram instauradas 24 investigações relacionadas a crimes como estelionato, roubo, extorsão e exercício ilegal da profissão envolvendo motoristas irregulares no aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país. As apurações resultaram em pedidos de prisões temporárias e preventivas, além de mandados de busca e apreensão. Até agora, cinco prisões foram decretadas pela Justiça, e as investigações seguem em andamento.

Sair da versão mobile