A população de Guarulhos e região do Alto Tietê tem encontro marcado para conhecer a Feira do Estudante 2026 “Protagonistas do Amanhã – Parte 2” que vai acontecer nos próximos dias 2 e 3 de setembro, no Espaço Inter (avenida João Cavalari, 83, Ponte Grande), das 8h às 22h. É um dos maiores eventos paulistanos voltados à educação, qualificação profissional, empreendedorismo e empregabilidade, cuja entrada é gratuita e a programação, diversificada, dinâmica e interativa. As inscrições devem ser feitas antecipadamente no link https://xyz.app.br/feira-do-estudante-de-guarulhos-2026 .
A expectativa é receber um público de mais de 18 mil pessoas, entre estudantes, jovens e profissionais, reunindo em um único espaço instituições de ensino como escolas profissionalizantes, técnicas, de idiomas, universidades, faculdades, empresas, organizações e parceiros comprometidos com o desenvolvimento da educação, da formação profissional e da juventude.
O evento é coordenado pela Subsecretaria da Juventude de Guarulhos, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a de Cultura e Turismo.
Espaço de troca de experiências e inovação
Durante os dois dias do evento, os participantes poderão visitar dezenas de estandes de expositores e conhecer cursos de graduação, pós-graduação, oportunidades de estágio, programas de aprendizagem, vagas de emprego, orientação profissional e fazer networking.
É uma oportunidade de ter contato direto com projetos desenvolvidos nas instituições e participar de atividades e experiências de inovação e de desenvolvimento que contribuirão na formação dos jovens e os deixarão mais preparados para os desafios do mercado e da sociedade.
Atrações interativas
A Feira do Estudante de Guarulhos contará com várias atrações culturais, experiências tecnológicas, sorteio de bolsas de estudo, brindes, oficinas, mutirão com vagas de estágios, entre outras. A Universidade Federal do ABC (UFABC) apresentará seus cursos e entidades estudantis da instituição promovererão atividades com drones, em especial a apresentação do projeto mini drone brasileiro – Tabajara, e exposição de aviões desenvolvidos na universidade.
A Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci) realizará atividades interativas com o público, incluindo dinâmicas, sorteio de bolsas de estudos, Quiz interativo, Batalha de Dança com disputa sobre conhecimento de músicas atuais, virais e populares nas redes sociais; e a tradicional Dança da Cadeira.
O Senai apresentará experiências de realidade virtual e realidade aumentada; simulador de sondagem, simulador de operação de empilhadeira; digitalização e impressão 3D de peças, e exposição de projetos desenvolvidos por seus alunos. Por sua vez, a empresa de estágios Nube terá um totem interativo e dinâmica “Passa ou Repassa” com distribuição de brindes aos participantes e a Brilho Próprio irá sorvetes aos visitantes.
Os alunos da School of Rock, que formam a House Band, farão apresentação musical. A escola de música proporcionará também a Rock Experiente, uma atividade na qual o público poderá formar uma banda e se apresentar.
Diversas secretarias municipais irão apresentar seus projetos e interagir com o público, como a de Meio Ambiente que abordará o tema sustentabilidade e gestão de resíduos através do jogo Resíduo no Lugar Certo, um jogo de tabuleiro da corrida sustentável, e o Quiz Ambiental com perguntas e respostas sobre educação ambiental e reciclagem.
Instituições e empresas interessadas em participar da Feira do Estudante 2026 devem procurar a Subsecretaria da Juventude (rua Guarulhos, 22, Gopoúva) pelo telefone (11) 2408-5604.
