Casos de câncer de próstata aumentam 45% em julho

- PUBLICIDADE -

O número de ocorrências de casos de câncer de próstata é de 339 pacientes de janeiro até julho deste ano. Isso representa um aumento de 45% em comparação com o ano passado, quando foram registrados 233 atendimentos para pessoas com a doença em Guarulhos.

Os dados foram divulgados através de um levantamento da Secretaria da Saúde do estado. Por ser considerada uma doença de alta complexidade, somente a rede estadual oferece tratamento no centro oncológico do Hospital Geral de Guarulhos (HGG) através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, neste ano a unidade realizou 3,3 mil consultas; 3,3 mil sessões de quimioterapia e quase 12 mil de radioterapia. Só no ano passado, foram feitas cerca de 3,5 mil consultas ambulatoriais, 2,7 mil sessões de quimioterapia e mais de 11,8 mil sessões de radioterapia.

A Saúde acrescentou ainda que os tipos de câncer mais diagnosticados na unidade são os de mama, cólon, ovário e testículo. Já os diagnósticos da doença são realizados na cidade.

A Secretaria de Saúde do município informou que, de janeiro até agosto, foram encaminhadas 103 pessoas para tratamento de câncer de próstata nos hospitais estaduais.

Em 2015, de janeiro até o final do mês de agosto, foram 105 encaminhamentos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam as análises clínicas. Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer em alguma das unidades da rede municipal de Saúde, ela é encaminhada para tratamento aos seguintes serviços: Hospital do Mandaqui, Ambulatório Médico de Especialidade (AME) do Itaquera, Hospital Brigadeiro, Hospital Ipiranga, Hospital Luzia Pinho de Melo, Hospital São Paulo, Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), Santa Casa de São Paulo, além do HGG.

Um dos fatores que contribuem para o aumento da doença é a demora em diagnosticar e tratar a enfermidade. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada ontem, cerca de 31% dos homens brasileiros não tem o hábito de ir ao médico para acompanhar seu estado de saúde.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -