Transporte público e bicicletas são as propostas para o Dia Mundial sem Carro

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) está incentivando os servidores municipais a irem trabalhar nesta quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, utilizando outro meio, como ônibus ou bicicletas. No prédio sede da STT, na Vila Barros, os funcionários terão um espaço reservado para estacionarem suas bikes e para incentivar ainda mais os colaboradores a não irem de carro, haverá premiação para aqueles que provarem ter deixado o veículo em casa. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Guarulhos possui uma frota de 627.919 veículos; os dados são do mês de julho.

A STT também reservou o espaço que é utilizado como estacionamento do lado de fora do prédio para quatro food trucks, com o objetivo de que os funcionários abracem a causa proposta na Semana Nacional do Trânsito, especialmente no dia sem carro, podendo, ainda, realizar suas refeições naquele lugar.
Haverá cartazes e faixas nos prédios da secretaria, além de ação educativa e distribuição de material nos terminais em dois horários: das 8h às 11h no Terminal São João; e das 14h às 17h, no Terminal Pimentas.

Dutra – Nesta quarta-feira (21), a ação educativa foi da Polícia Rodoviária Federal e aconteceu na Rodovia Presidente Dutra. A STT auxiliou com materiais e na abordagem, que desta vez não se limitou aos carros e caminhões, mas também aos coletivos. Os principais pontos abordados foram os equipamentos de segurança, como cinto e a cadeirinha. Os motoristas receberam bem a iniciativa, já que visa à redução dos índices de mortos de feridos nos acidentes de trânsito.

As blitze educativas continuarão até domingo (25), quando se encerra a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”. Na Sexta-feira (23) é o Dia do Agente de Trânsito e haverá palestra, além de ação educativa nos bares, sem a função de multar, apenas a de orientar. No sábado (24), das 8h às 12h, a ação acontece nos postos de combustíveis da cidade. E no domingo pela manhã, haverá campanha com pedestres e ciclistas no Bosque Maia.

- PUBLICIDADE -