Guarulhos está no roteiro turístico da Rota Bandeirante- Fernão Dias

- PUBLICIDADE -

O caminho percorrido pelos desbravadores foi estudado e transformado na Rota Bandeirante –Fernão Dias, que integra o projeto Caminha São Paulo, prevista para ter início no primeiro semestre de 2017.

A Rota Bandeirante – Fernão Dias, que inclui Guarulhos, faz parte do Circuito Entre Serras e Águas, juntamente com outros 11 municípios por onde passaram as expedições conhecidas como Bandeiras – em busca de pedras e metais preciosos – e que influenciaram de alguma forma essas localidades. São elas: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Vargem, Piracaia, Tuiuti e Pinhalzinho.

Em Guarulhos, o trajeto compreende a Igreja Matriz, parte da avenida Monteiro Lobato, Igreja de Bonsucesso, até o bairro Água Azul. O percurso da rota pode ser feito a pé ou de bicicleta. Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br. Após o cadastro, o turista poderá optar entre receber o cartão com código de barras ou baixar no celular o aplicativo QR Code Rota dos Bandeirantes – Fernão Dias para validar nos pórticos.

O cartão servirá como identificação para que o turista receba descontos em pousadas e restaurantes. Ele contém um chip que registrará a passagem do peregrino pelos pontos da rota onde estarão pórticos eletrônicos de metal em formato do bandeirante Fernão Dias. Esses registros poderão ser acessados na página pessoal do usuário no site. O endereço eletrônico terá um espaço para publicação de fotos e de relatos sobre as experiências dos participantes.

No município, os pórticos estarão instalados nos trechos da rota oficial, localizados nas praças Tereza Cristina e Getúlio Vargas e no Centro de Educação Ambiental Água Azul (CEA).

Guarulhos foi escolhida devido ao seu valor histórico, pois foi uma das cidades pioneiras na lavratura do ouro no Brasil, antes mesmo da descoberta do metal precioso nas Minas Gerais. Historiadores consideram que a lavratura do ouro na cidade teve início no período entre 1553 e 1597.

- PUBLICIDADE -