Antonov, o maior avião do mundo, para as operações no aeroporto de Guarulhos

CAMPINAS, SP - 14.11.2016: AVIÃO-SP - O maior avião do mundo, o Antonov 225, pousa pela primeira vez no aeroporto de Viracopos, em Campinas (interior de São Paulo), onde permanecerá por 12 horas até seguir para o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira. (Foto: Suamy Beydoun/Agif/Folhapress)
- PUBLICIDADE -

O guarulhense que olhou para o céu na noite desta segunda-feira (14), entre às 22h30 e 23h30, pôde acompanhar a chegada ao município da maior aeronave em atividade no mundo, o Antonov Mriya Na-225. O avião transportando um transformado de 150 toneladas com destino ao Chile, no Gru Airport-Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em Cumbica. Após “dormir” em Guarulhos, o Antonov que possuía previsão para decolar nesta manhã de terça-feira, irá decolar apenas na parte da noite.

A madrugada foi tumultuada no pátio do aeroporto, pois uma operação especial foi montada para que a carga seja colocada no porão do avião. “Essa é a segunda maior carga a ser transportada na aviação comercial mundial”, explica o diretor de operações do aeroporto de Guarulhos, Miguel Dau. “É uma operação sem par no Brasil. Vai implicar em uma série de procedimentos adotados exclusivamente para esse dia, exclusivamente para essa aeronave”.

Para se ter uma ideia, enquanto estiver estacionada no pátio de Guarulhos, o Antonov deverá ocupar o espaço que normalmente recebe de cinco a sete aeronaves 737. No pátio do aeroporto, o interior da aeronave será equipado com um suporte especial que servirá para sustentar o gerador.

Constantemente chamado de monstro e colosso dos céus, o avião desaponta com suas dimensões descomunais. São 84 metros de comprimento, 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial. A última vez que esteve pelo país, em 2010, o Antonov trouxe dos Estados Unidos equipamentos para a Petrobras.

Em Viracopos, o avião ocupou a vaga geralmente usada por três Boeings 7474, o segundo maior avião de passageiros do mundo. Nos dois aeroportos, sempre que for taxiar pela pista, nenhuma outra aeronave no aeroporto estará em movimento. “Vai ser a nossa Gisele Bündchen. Enquanto ele estiver andando, nenhuma outra aeronave se mexe”, diz Marcelo Mota, o diretor de operações do aeroporto de Viracopos.

Foto: Suamy Beydoun/Folhapress

- PUBLICIDADE -