Guarulhos não recebe selo do Município Verde Azul pelo nono ano consecutivo


Pelo nono ano consecutivo Guarulhos não foi contemplado com o selo do Programa Município Verde Azul de 2016. Desde 2013 a cidade não se inscreve para participar do programa. Na ultima edição em que participou, em 2012, o município figurou na 209ª posição no ranking com 62,57 pontos, nota insuficiente para que fosse premiado, já que o mínimo exigido é 80.

A melhor gestão ambiental de todo Estado de São Paulo foi vista em Novo Horizonte, que assume o primeiro lugar no ranking pela segunda vez consecutiva. A cidade soma 98,69 pontos. No segundo lugar aparece Botucatu com 98,11 pontos; seguida por Jundiaí com 97,45 pontos.

Lançado em 2007 pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado.

Cada cidade é avaliada em dez itens: esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, qualidade do ar, uso da água, estrutura ambiental e conselho ambiental.

- PUBLICIDADE -