Share
Para diminuir a carência na saúde, oito UBSs serão abertas por sábado para ampliar assistência

Para diminuir a carência na saúde, oito UBSs serão abertas por sábado para ampliar assistência

A partir de agora, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo duas em cada região da cidade, funcionarão todos os sábados, das 8h às 17h, para ampliar o acesso e o atendimento à população. A iniciativa começa já neste fim de semana, com a abertura das UBS Vila Fátima e Jardim Vila Galvão (região central), Vila Galvão e Primavera (região Cantareira), Carmela e Soberana (região São João/Bonsucesso), Marcos Freire e Nova Cumbica (região Pimentas/Cumbica).

Nessas datas, as unidades contarão com três médicos, sendo um clínico geral, um pediatra e um ginecologista, ou três generalistas naquelas que atuam com Estratégia Saúde da Família, onde também terá um agente comunitário de saúde por equipe. Além disso, serão dois enfermeiros, um dentista, um auxiliar de saúde bucal, quatro auxiliares de enfermagem, quatro atendentes SUS e um funcionário operacional para atender a demanda.

Serão oferecidas consultas médicas, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV e sífilis, atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Também serão desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras que se fizerem necessárias.

Dia D

Excepcionalmente no sábado (13), não haverá atendimento assistencial nas unidades. É que neste dia acontece a Mobilização Nacional contra a Gripe e todas as UBS vão abrir para intensificar a Campanha de Vacinação na cidade. No entanto, a ação assistencial aos sábados terá prosseguimento nos dias 20 e 27 de maio, 03, 10, 17 e 24 de junho, 1º, 08 e 15 de julho, com a abertura de outras unidades.

5 Comentários neste post

  1. Excelente . Nosso povo precisa. Parabéns

    Responder
  2. Sandra Maria

    A ubs do Cocaia mais carente não consegue atender metade dá população que deveria abrir não está nesse meio

    Responder
  3. Bruna

    Mas e a UPA 24h localizada de esquina com a Rua Nizal? Ela deveria ter sido construída em um período de 2 anos, mas só depois de 4 anos desde o início dá construção que ela foi finalizada e agora está à mais o menos 2 anos terminada mas está sem equipamentos e ainda não está funcionando. Oque será feito dela ?

    Responder
  4. Melhorias para a população de Guarulhos

    Responder
  5. Andreia Maria de Brito

    A UBC do jardim Guaracy deveria entrar nessa também de abrir aos sábados

    Responder

Deixe seu Comentário