Instituto Gerir irá assumir unidades de saúde do município sucateadas

Assunto: Entrega da Obra do HMU Local: Bom Clima Data: 21/12/2011/ Fotos: José Luiz/PMG

Com graves problemas no atendimento aos usuários do sistema de saúde pública do município, o prefeito Guti (PSB) aposta suas fichas no processo de terceirização do Instituto Gerir para saná-los. A entidade goiana é responsável desde esta quinta-feira (4) pela gestão do Hospital Municipal de Urgência (HMU), Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e a Policlínica Paraventi.

O HOJE obteve informações que o Gerir, também administrador do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), deve assumir todas as unidades de saúde da cidade após o encerramento dos contratos com as prestadoras que possuem vínculos; p acordo com a Fundação ABC se encerra em março do próximo ano. Há também o contrato com a SPDM (Associação para Desenvolvimento da Medicina).

Contudo, a administração municipal apontou o crítico estado estrutural das unidades e os constantes problemas relacionados ao atendimento ao usuário do sistema para promover a terceirização do HMU, Hospital da Criança e do Adolescente e a Policlínica Paraventi.
Um dos problemas está nas diversas denúncias e notificações da Vigilância Sanitária municipal e estadual, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo e do Conselho Regional de Enfermagem, entre outros problemas, que o HMU sofreu.

Situação semelhante foi encontrada no HMCA, com estrutura física-funcional limitada e carente de adequações e modernização em instalações elétricas, hidráulicas, água e esgoto, além de dificuldade na manutenção de uma equipe mínima de médicos e de enfermagem para uma assistência integral e segura às crianças.

Já a Policlínica Paraventi não possui alvará de funcionamento e precisa de diversas ações de manutenção predial e equipamentos. Diante dessa situação emergencial e caótica vivenciada e, após estudo de economicidade, viabilidade e vantagem foi definida a celebração do convênio.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]