Semana do Brincar segue com atividades neste final de semana

- PUBLICIDADE -

A Semana Mundial do Brincar dá o prosseguimento nas atividades até este final de semana, com encerramento no domingo (28). O tema deste ano é “Brincar que Encanta o Tempo”, com atividades abertas ao público, com o objetivo de incentivar as crianças a brincar. O evento tem a realização da Organização Social Aliança para a Infância e é promovido pela Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura de Guarulhos).

Brincadeiras tradicionais, circuitos, cirandas, corda e elástico, danças, artes, leitura e contação de histórias são algumas das atividades que acontecerão nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, bibliotecas, zoológico, entre outros.
A Semana Mundial do Brincar terá muitas atividades exclusivas, como os jogos Cooperativos, de Tabuleiro e Esportivos, sempre das 9h às 14h pelos educadores das ACM que acontecem durante toda semana; além de música dos anos 1960 e dança para os idosos, que acontece na próxima sexta-feira (26), às 14h, no Centro de Referência do Idoso.

Programação espalhada em vários pontos da cidade

A programação está espalhada pela cidade, em pontos como o Lago dos Patos, Bosque Maia, Centro de Referência ao Idoso, Praça das Pedras e o zoológico. No Parque Fracalanza, haverá apresentações do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), além de brincadeiras no parque e também atividades com materiais recicláveis, com o grupo Cirandarte Educação Infantil.

O Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, realiza até o próximo domingo (28), uma série de atividades para comemorar e marcar participação na Semana Mundial do Brincar. No final de semana, haverá apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal no sábado (27), às 15h, e Círculo de Percussão, com o Conservatório Municipal de Artes (CEMEAR), no domingo (28), às 11h. Todas as atividades têm participação livre e gratuita.

No Ambulatório da Criança também terá atividade, que será realizada nesta sexta-feira (26), com um encontro lúdico teatral, realizo pelo grupo Trup Ortaética, do grupo Teatro Comunitário. No Espaço Arte e Vida, localizado no Jardim São João, haverá brincadeiras tradicionais, com circuitos, cirandas, corda e elástico, danças, artes, leitura e contação de histórias.

Atividades de recreação nos shoppings

As atividades de recreação também estão nos shoppings da cidade. No Internacional Shopping Guarulhos, haverá a Estação Tempo de Brincar, organizada pelo curso de Educação Física da Universidade Guarulhos (UNG), além de uma oficina de construção de brinquedos no domingo (28). Já o Shopping Pátio Guarulhos, terá gincanas, pintura de rosto, brinquedos e jogos pedagógicos.

No Shopping Pátio Guarulhos, as atividades serão maiores, com oficinas de fantoches, Projeto Patins na Veia, com aulas para crianças e adultos, e haverá também a participação do grupo circense Naniko Circus, com a apresentação Palhaçaria Mix, e o resgate a cultura das brincadeiras de rua através da Associação das Escolas Particulares (AEG).
A Semana Mundial do Brincar ocorre em mais de 20 pontos espalhados pela cidade. Para conhecer quais os pontos das atividades culturais, acesse a programação no site da prefeitura:

http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/brincar/programacaoSemana.php

- PUBLICIDADE -