Câmara vota nesta terça reajuste salarial dos servidores públicos

- PUBLICIDADE -

A novela envolvendo a negociação do reajuste salarial entre a Prefeitura de Guarulhos e os servidores públicos para o exercício deste ano tem seu último e definitivo capítulo nesta terça-feira (06), quando a Câmara Municipal vota o projeto de lei elaborado pelo Executivo que avaliza o índice de 3,26% negociado entre as partes. A discussão provocou uma greve de sete dias na cidade.

O consenso só foi possível após intervenção do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), Carlos Husek, que sugeriu a aplicação do índice percentual de inflação medido pelo Departamento Intersindical de Estatístico e Estudo Socioeconômico (Dieese) ao longo dos últimos 12 meses. No entanto, os servidores terão de imediato 2,26%, outros 0,5% em novembro e mais 0,5% em dezembro.
Além do percentual aprovado, já que o prefeito Guti (PSB) sinalizou ter condições de conceder apenas 2%, índice abaixo da inflação (Dieese = 3,26% – IPCA = 4,08%), os servidores terão direito a R$ 100 revertidos em cesta básica e 3,26% de aumento no vale-refeição a partir deste mês.

Entretanto, a proposta enviada pelo Executivo precisa da aprovação 18 parlamentares para que os servidores possam contar com o reajuste em seus respectivos vencimentos. O PL será avaliado pelos vereadores em três sessões extraordinárias. Antes, a missão deles será a discussão de 26 itens no Grande Expediente e outros sete projetos de lei.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -