Oito bairros serão beneficiados com abertura de UBS neste sábado

O pacote emergencial Saúde Agora, que passou a abrir pelo menos oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) por sábado desde maio passado, vai colocar em funcionamento as seguintes UBS neste dia 8: Munhoz, Acácio, Taboão, Nova Bonsucesso, Soberana, Aracília, Jacy e Marcos Freire. O atendimento é feito das 8 às 17h para consultas agendadas e também para o acolhimento de demanda espontânea.

Além de consultas médicas e odontológicas, a população encontra aos sábados coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Ainda são desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras que forem necessárias.

Em dois meses de operação na cidade, a abertura de UBS aos sábados já resultou na realização de 4.884 consultas médicas e 921 odontológicas; 1.679 exames de prevenção do colo de útero; 1.649 testes rápidos; 5.199 atualizações, sendo 1.618 do Programa Bolsa Família e 3.581 de cadastro E-SUS; além de 4.155 vacinas aplicadas.