Núcleo Arranca estreia espetáculo musical inédito de Vianinha

Escrita há exatos 50 anos, Dura Lex Sed Lex no Cabelo Só Gumex utiliza-se do formato Teatro de Revista para trazer dinâmicas e possibilidades de reflexão ligadas à falta de estrutura urbana, relações com instituições públicas e políticas, corrupção institucionalizada, influência norte-americana sobre a política, economia e vida social comunicação de massa, dentre outros aspectos e/ou mazelas do cotidiano brasileiro.

Tradicional da cena teatral guarulhense, o grupo Núcleo Arranca realiza uma curta temporada do novo espetáculo, Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex. O grupo conhecido por suas peças com dramaturgia própria investe agora numa obra escrita por Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, inédita em São Paulo. O interesse por investigar aspectos da sociabilidade brasileira, contudo, continua. O espetáculo fica em cartaz, no Espaço Arranca, até 06 de agosto. As sessões ocorrem aos sábados e domingos, às 20h, com entrada gratuita.

Escrita há exatos 50 anos, Dura Lex Sed Lex no Cabelo Só Gumex utiliza-se do formato Teatro de Revista para trazer dinâmicas e possibilidades de reflexão ligadas à falta de estrutura urbana, relações com instituições públicas e políticas, corrupção institucionalizada, influência norte-americana sobre a política, economia e vida social, comunicação de massa, dentre outros aspectos ou mazelas do cotidiano brasileiro. Escrita há cinco décadas, em contexto de ditadura civil-militar, a obra conserva muitos aspectos e críticas contemporâneas, de acordo com o diretor da peça, Eduardo Cesar.

Segundo Cesar, a peça já figurava como referência em processos anteriores do grupo e agora houve o interesse e oportunidade de montá-lo integramente, quase que como um presente aos 10 anos de atividade que o coletivo completa neste ano. Dura Lex Sed Lex no Cabelo Só Gumex marca também uma revisita ao gênero Teatro de Revista, muito popular nas décadas de 1940 e 1950, com esquetes cômicos, ligeiros e musicais.
O espetáculo foi realizado por meio de subsídios oriundos do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A obra fica em cartaz na cidade até 06 de agosto, com apresentações aos sábados e domingos, às 20h, na sede do grupo, o Espaço Arranca. O espaço cultural está localizado na Rua Santa Catarina, no bairro Jardim Tranquilidade. A entrada é gratuita. Os ingressos são distribuídos uma hora antes do início da peça.

Grupo completa dez anos ao lado de uma grande dramaturgia

Como o grupo Núcleo Arranca completa dez anos, um dos fatores importantes para a comemoração foi uma grande obra, principalmente no sentido de retratar o contexto atual da política brasileira. “A peça sofreu poucas adaptações, e além de abordar esse lado político ou econômico, destaca também as relações entre as pessoas, e a multiplicidade da identidade nas regiões”, afirmou o diretor da peça Eduardo César.

Para montar o espetáculo, foi realizado um grande trabalho que durou em torno de oito meses, com dois meses de pesquisa e seis para realizar a montagem. Após as apresentações em Guarulhos, o grupo segue para o interior de São Paulo, nas cidades de Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes, Votorantim e Jacareí.

A obra também traz um grande musical, porém, há um lado inusitado, porque antes deste espetáculo, os atores da peça não cantavam. “Houve todo um trabalho de afinação individual desde o inicio do processo no mês de outubro”, afirmou Leandro Pacheco, diretor musical da peça.

Segundo Pacheco, diversos gêneros musicais compõem a peça, como valsa, samba e até marchinhas de carnaval. “Essa quantidade de gêneros ajuda a criar os climas que estamos contando na obra”, afirmou Pacheco, destacando que o modelo anterior da peça não possuía a parte musical.

Dura Lex Sed Lex no Cabelo Só Gumex
Data: Sábados e domingos até o dia 06/08
Horário: 20h
Local: Espaço Arranca
Endereço: Rua Santa Catarina, 520 – Jd. Tranquilidade – Guarulhos (10 min. do Shop. Internacional)
Classificação: 16 anos
Capacidade: 48 pessoas
Entrada Gratuita – ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo

- PUBLICIDADE -