Escola da Família completa 14 anos integrando escola e comunidade

- PUBLICIDADE -

O programa Escola da Família, completou 14 anos no mês de agosto, reúne professores, universitários e voluntários para a promoção da integração entre escola, família e comunidade e já realizou mais de 40 milhões de atividades durante sua história. O projeto conta com esportes, oficinas, cursos e atividades fazem parte da rotina de mais de 2 mil escolas da rede estadual aos fins de semana.

As atividades do programa vão além do lazer e são norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura e contam com a participação essencial de voluntários. Chamados de ‘Parceiros na educação’, eles executam as atividades e auxiliam no planejamento das ações ligadas ao projeto, sendo supervisionados pelos diretores e vice-diretores das unidades. Nos 14 anos de existência, quase 240 mil voluntários já deixaram sua marca no projeto e só em 2017 mais de 10,2 mil já participaram.

As ações desenvolvidas nas escolas são as mais variadas. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol. Neste ano, mais de 800 mil atividades já foram realizadas.

Bons exemplos
Na escola estadual Antonio Zanaga, em Americana, o programa já é desenvolvido há mais de 10 anos e é um sucesso. Para a vice-diretora do Escola da Família da unidade, Luciana Faria, a presença dos alunos na escola por mais tempo foi essencial para diminuir casos de vandalismo e criar um vínculo maior entre professores, alunos e pais. “Os alunos podem passar os fins de semana aqui ao invés de ficarem na rua e isso é muito benéfico. As atividades contemplam toda a comunidade. Os pais se sentem mais engajados e organizam até mesmo mutirões de limpeza. Todos se ajudam e ganham com isso”, completa a vice-diretora.

Um dos projetos de maior sucesso na unidade é o Skate&Equilíbrio. Recém-escolhido como esporte olímpico, o skate vem ganhando cada vez mais espaço na unidade e já conta com quase 60 alunos todos os fins de semana. O projeto, que teve início em 2015, já se expandiu e hoje os estudantes realizam apresentações em eventos pela cidade.

Neste fim de semana, dias 26 e 27 de agosto, a unidade se unirá a outras sete escolas da região para realizar uma grande festa de comemoração que contará com mutirão de saúde para a comunidade, brinquedos infláveis para as crianças e apresentações musicais. Durante todo o mês de agosto, diversas unidades do Estado também realizarão atividades para celebrar a data.

- PUBLICIDADE -