Barra do Turvo esbanja interação com a natureza


Localizada a 335 quilômetros da capital paulista, Barra do Turvo é um dos municípios mais ao sul do Estado. Com o Parque Estadual de Jacupiranga e o Parque da Serra do Mar, cerca de 60% do território são áreas de preservação ambiental. A cidade é também endereço certo para quem gosta da combinação aventura e natureza.

Barra do Turvo tem título de “cidade parque” por estar situada entre três parques estaduais de preservação ambiental, com mais de 20 cachoeiras catalogadas, várias cavernas esperando pelos visitantes e amantes de ecoturismo.

Adicionamos uma dica para os amantes de rapel: não deixe de se aventurar nas cachoeiras do Dito Salú, Vavá, Salto do Pescador e Fria. Uma delas tem mais de 80 metros de altura, ideal para o rapel. Com um guia turístico é possível também fazer o circuito do Vale do Ribeira e das Cavernas.

É possível ainda vivenciar o turismo rural ou apreciar o turismo cultural em uma das seis comunidades Quilombolas, que oferecem artesanato, tradições e boa culinária para os aventureiros.

A terra da cidade também é muito rica em minerais e ainda não foi totalmente explorada, assim como inúmeras cavernas. Outro destaque é o Rio Turvo. Nas corredeiras de águas cristalinas o visitante realiza o percurso de boia e, como prêmio extra, ganha belas paisagens naturais.

Já o centro urbano está sob um vulcão extinto. E seus 1013,2 km² esbarram com as Serras de Paranapiacaba, da Virgem da Samambaia, da Virgem Maria e do Morro da Onça.

- PUBLICIDADE -